Pesquisar este blog

A importância do alongamento em conjunto com as atividades físicas

            Alongamento. Uma palavra subvalorizada na musculação. Muitos a consideram a Cinderela dos esportes ou uma atividade unicamente voltada para ginastas e artistas de circo. Ao contrário do que essas pessoas imaginam, o alongamento traz muitas vantagens para a saúde.

A verdade é que as pessoas levam uma vida muito corrida, já chegam na academia com o tempo contado no relógio. Não se alongam antes de iniciar os treinos, sejam ales aeróbicos ou com pesos, e quando chegam ao final, falta a paciência, pois já estão com pressa para tomar um banho e seguir para os próximos compromissos.


Musculação é uma atividade que gera microfissuras nos músculos. No período em que você descansa um grupo muscular, o corpo irá trabalhar para reparar essas microfissuras, resultando em músculos mais volumosos. Porém, sem os devidos alongamentos, estes mesmos músculos se tornarão mais encurtados, com uma contração menor.
O alongamento pode ser feito a qualquer hora do dia e até mesmo por pessoas que não treinam. Os melhores horários são logo ao acordar e antes de dormir. Antes e depois do treino eles não devem ser tratados como opcionais e sim obrigatórios. Se você não deixa de fazer um supino porque está com pressa, não deveria deixar de fazer os alongamentos também. Para começar sua rotina de treino, você pode iniciar o alongamento após o aquecimento, pois seus músculos já terão estimulado a circulação e não resistirão à sua tentativa de esticá-los.
A genética definirá sua flexibilidade, por isso algumas pessoas possuem muito e outros pouco dessa característica. Mas de qualquer jeito ela deve ser trabalhada. A prioridade são as panturrilhas, coxas, costas, braços (principalmente a porção do tríceps, que é usada em quase todos os exercícios), ombros, quadris e pescoço.


Como fazer

O alongamento é dividido em duas partes. Na primeira, estica-se o músculo até uma amplitude suave de tensão (o ponto em que o músculo começa a doer levemente) e fica-se nessa posição, em zona de confortabilidade, por cerca de 30 segundos.
A segunda parte consiste em você esticar um pouco mais o músculo que a posição inicial a que chegou sem sentir dor. Você verá que agora consegue uma amplitude um pouco maior. Permaneça nessa posição por mais 30 segundos.
O recomendável é que você sempre mantenha os alongamentos na posição em que são confortáveis. Deixe sempre a respiração o mais natural possível. Não a prenda, pelo contrário, solte todo o ar de seus pulmões.

Vantagens do alongamento:

- melhoria da flexibilidade
- aquecimento muscular
- preparação dos músculos, fibras, juntas e articulações para a atividade física
- redução da tensão muscular
- prevenção de lesões, distensões e inflamações
- atua como sinergista da atividade física
- ajuda a definir melhor as fibras musculares e dar mais elasticidade a elas
- amplia o diâmetro muscular
- poupa energia para seus esforços com peso
- melhora a simetria corporal
- estimula uma melhor circulação
- diminui a dor muscular
- reduz câimbras e torcicolos
- previne problemas de coluna e articulações, que poderiam limitar sua atividade
- acelera a cicatrização óssea, no caso de fraturas
- sensação de relaxamento
- demonstração dos limites do corpo
- previne problemas de postura
- proporciona maior agilidade
- aumenta a coordenação motora
- alivia o stress, trazendo bem-estar
- relaxamento físico e mental
- nas mulheres reduz os sintomas decorrentes da menstruação, como cólicas



Veja algumas das melhores e diversas formas de alongamento:


Nenhum comentário:

Postar um comentário