Pesquisar este blog

A difícil escolha: ganho de massa muscular ou perda de gordura?

A maior parte das pessoas que iniciam um plano de treinamento em academias de musculação têm dois objetivos básicos: perda de gordura e aumento da massa muscular. Mas será que é possível conseguir as duas coisas ao mesmo tempo? Pode até ser que sim, mas os ganhos com certeza serão medíocres. Em condições normais, é muito difícil para o organismo utilizar gordura enquanto constrói massa muscular.
Quando ingressamos em um programa para ganho de massa muscular, precisamos reforçar a alimentação, comendo mais proteínas e ingerindo mais calorias que o normal, de modo a ter os nutrientes necessários para promover o aumento da massa corpórea, o que resultará em músculos e gordura.
Já quando colocamos em foco o objetivo de definição muscular, precisamos gerar um déficit calórico, ingerindo menos calorias e promovendo a redução de massa corpórea, fazendo você perder gordura e até mesmo um pouco massa muscular.
Além disso, quando objetivamos ganhar massa, devemos ficar longe dos aeróbicos, já que eles podem extrair muito de sua energia necessária para os treinos. Quando se busca definição, o ideal é acrescentar os aeróbicos para aumentar o gasto calórico. Dessa forma, torna-se inútil querer fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Seria como você ter um saldo de 1kg de massa corpórea depois de um tempo determinado, mas, ao mesmo tempo, ter um déficit de 900g. Você vai conseguir resultados depois de anos de trabalho árduo, mas vai ser bem mais difícil do que optar por uma coisa ou outra.




Existe um caso específico em que ganhamos massa muscular e perdemos gordura ao mesmo tempo, que é quando indivíduos totalmente destreinados ingressam em um programa pré-determinado de musculação. Quanto mais próximo do início, maiores os ganhos. Ao longo do tempo, eles vão ficando escassos, já que o corpo vai acostumando com as situações a que está sendo submetido.
Também há outro meio de ganhar massa e perder gordura ao mesmo tempo, que é fazendo uso de esteroides anabólicos, já que eles aumentam a testosterona disponível no organismo e controlam o hormônio catabólico cortisol. Por outro lado, eles promovem isso à custa de sua saúde, podendo acabar com ela e até mesmo levar à morte.
O ideal para ter ganhos consideráveis é alternar períodos específicos de treinamento e dieta próprios para hipertrofia (ganho de massa) com outros próprios para definição, em períodos pré-definidos de pelo menos 3 meses para cada um.
Para optar pela hipertrofia ou definição, deve-se focar no que você mais precisa naquele momento (ganho de massa para indivíduos com pouca gordura e massa magra e definição para indivíduos com muita massa muscular e gordura).
Vale ressaltar que os dígitos da balança pouco importam nesse sentido, já que o corpo é constituído por vários elementos, entre eles gordura e massa muscular. Por isso, se você tem 80kg, não saberá o quanto de gordura necessariamente existe, a menos que faça uma avaliação física detalhada. Além disso, a massa muscular tem densidade bem maior que a gordura, por isso 1kg de gordura ocupa um espaço no corpo muito maior que 1kg de massa muscular.

* Baseado no artigo de Rodolfo Anthero de Noronha Peres, nutricionista esportivo, CRN8-2427



2 comentários:

  1. "Além disso, a massa muscular pesa bem mais que a gordura, por isso 1kg de gordura ocupa um espaço no corpo muito maior que 1kg de massa muscular"
    Isto não é pesar mais, é ter diferentes densidades.
    Parabéns pelo blog Kiro!
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Boa observação Fil! Não tinha atentado pra esse detalhe! E obrigado pelos parabéns!

    ResponderExcluir