Pesquisar este blog

Acelera aê!: Conheça os alimentos termogênicos que aumentam seu metabolismo

Comer engorda, não é mesmo? Nem sempre. Se você escolher os alimentos certos, pode até mesmo emagrecer comendo. Parece totalmente sem lógica, mas a explicação é simples: existem alguns alimentos que têm a capacidade de acelerar nosso metabolismo, fazendo com que maximizemos a queima de calorias com nossas atividades normais do dia-a-dia e exercícios. Basta incluí-los em suas refeições e você irá potencializar sua dieta. Vale lembrar que eles não emagrecem sozinhos, mas sim ao serem incorporados em um plano de dieta específico. Conheça 31 dos mais potentes alimentos termogênicos:


1)                 Abacaxi: É rico em fibras e pode ajudar a acelerar o metabolismo. Possui bromelina, que facilita a digestão das carnes, e celulose, que garante um bom funcionamento intestinal. Sua ação é rápida no organismo, sendo ideal comer quando se faz uma refeição mais pesada.

2)                 Açaí: Possui antioxidantes que retardam o envelhecimento e previnem doenças. Também atua como anti-inflamatório e acelera o metabolismo, aumentando o gasto calórico. Contém açúcar simples, facilmente convertido em energia pelo organismo.  Com seu teor de fibras, mantém o corpo saciado por mais tempo. Como se não bastasse, seu teor de água ainda ajuda a hidratar o corpo.

3)                 Água gelada: Ao ser ingerida, força seu organismo a gastar energia para elevar a temperatura para a adequada ao corpo (entre 36 e 37ºC). A quantidade deve ser de pelo menos 2L por dia, o que pode aumentar o gasto calórico em até 200 cal, gerando uma aceleração do metabolismo de até 30%.



4)                 Algas: Muitas delas são potentes termogênicos, além de serem ricas em vitaminas e minerais. Têm o potencial de reduzir a quantidade de gordura pelo organismo em cerca de 75%. A quantidade ideal são 2 colheres sopa em dias alternados.

5)                 Alho: Reduz os níveis de hipertensão, colesterol, triglicérides e purifica o sangue. É usado como tempero e para fins medicinais. Possui ação antioxidante no organismo. É um supressor de apetite e seu cheiro estimula a leptina, um hormônio responsável pela saciedade. Também ativa a adrenalina, que acelera o metabolismo e faz com que se perca mais calorias.

6)                 Aspargos: Tem um grande potencial diurético e é rico em vários aminoácidos, vitaminas, minerais e fibras. Tem efeito drenante e depurativo, além de possuir um baixo valor calórico e ainda contém 90% de água. Acelera o metabolismo e protege o fígado.

7)                 Azeite de Oliva Extra Virgem: Apesar de possuir grande quantidade de calorias e gorduras (boas), é composto por antioxidantes poderosos. Reduz a velocidade de digestão dos alimentos e baixa o índice glicêmico da refeição. Também mantém em equilíbrio hormônios como a adponectina, capaz de retrair a barriga, e proporciona a saciedade. Pode ser usado de uma a duas colheres sopa por dia nas principais refeições.

8)                 Café: Além de melhorar a concentração e disposição, possui grande quantidade de cafeína, que acelera o metabolismo, aumenta a temperatura do corpo e facilita a queima de gorduras. Podem ser tomadas 3 a 5 xícaras por dia para maximizar a ação termogênica do organismo. Em contrapartida, deve-se tomar cuidado para não ingerir outros alimentos ricos em cafeína em conjunto, já que o excesso dessa substância pode fazer mal à saúde.

9)                 Canela em pó: aumenta o metabolismo basal e possui alto teor de cálcio mineral, uma substância importante para o emagrecimento. Estimula a digestão e elimina flatulências. Também é altamente efetiva contra gripes e problemas de pele (como acnes).  Ideal para ser consumida polvilhada em frutas ou batida em shakes. 2g de canela em pó parece ser a dosagem mais benéfica.

10)             Castanhas do Pará: A simples ingestão de 2 castanhas-do-pará por dia aumenta em 60% o teor de selênio no sangue, o que controla os níveis de colesterol ruim e acelera o metabolismo. No organismo, pode agir diretamente na região abdominal, afinando-a. Mas não deve ser ingerido em excesso, por conter muitas calorias.

11)             Cebola: É depurativa, antioxidante, diurética e age regularizando o funcionamento do organismo. Acelera o metabolismo e ajuda a emagrecer, mas deve ser comida crua, para manter suas propriedades. Quem sofre de gastroenterite ou cólon irritado não deve comer o alimento.

12)             Cenoura: É um alimento diurético, que favorece a eliminação de líquidos do corpo, acabando com a retenção. Tem poucas calorias e muitas fibras, acelerando o trânsito intestinal e ajudando a desintoxicar o corpo. Também sacia a fome e tem o benefício de desintegrar os cálculos renais.

13)             Chá de Hibisco: É um forte aliado contra a perda de peso, por aumentar o metabolismo e fazer o organismo queimar mais calorias. Também é antioxidante, evitando a ocorrência de doenças cardíacas e combatendo os radicais livres.

14)             Chá verde: Permite reduzir a absorção de açúcar no sangue, favorece o trânsito intestinal e acelera o metabolismo. Pode ser tomado diariamente, na dosagem de 1 xícara de chá entre 5 e 10 minutos antes das refeições. Também possui propriedades terapêuticas na prevenção de doenças e inibe a ação da amilase, enzima responsável pela digestão dos carboidratos. Porém, não deve ser ingerido à noite, podendo atrapalhar o sono.



15)             Chocolate: Possui ingredientes que aceleram o metabolismo e ajudam a queimar a gordura corporal. Porém, deve ser consumido aos poucos ao longo da semana, por conter muitas calorias. Para incluí-lo em seu cardápio, opte por aqueles com concentração de pelo menos 70% de cacau e de sabor meio amargo, cuja ação termogênica é maior.

16)             Curry: Trata-se de uma especiaria ideal para dar sabor a carnes, peixes, aves, molhos, sopas, moluscos, assados e cozidos. Sintetiza fitoquímicos, com efeitos antioxidantes, antibacterianos e antivirais, modulando a desintoxicação. Ajuda na redução do peso e baixa os níveis de colesterol no sangue. Inibe a formação de novos vasos sanguíneos, reduzindo assim o crescimento da gordura.

17)             Gengibre: um pedaço de 2 cm dessa raiz, ao ser consumido na alimentação, cerca de três vezes ao dia, pode aumentar o gasto calórico em cerca de 20%. Também ajuda no tratamento de distúrbios respiratórios e enjoos. As formas mais saborosas de aproveitá-lo são no tempero de carnes, aves, peixes, molhos de tomate e sopas, mas também pode ser batido em shakes ou usado em chás.

18)             Gordura de Coco: Produz energia rapidamente para o organismo, acelerando o metabolismo, e, consequentemente, auxiliando na redução do peso. Fortalece o sistema imunológico, facilita a digestão e a absorção de nutrientes.

19)             Guaraná em pó: Aumenta a disponibilidade física, retarda o envelhecimento e aumenta a libido, além de acelerar o metabolismo. Possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antitumorais. Pode-se usar 2g de guaraná em pó duas vezes ao dia, junto a chás ou sucos.

20)             Hortelã: Usado em chás e como tempero, auxilia na digestão e pode ajudar a emagrecer. Pessoas que colocam hortelã em seu plano alimentar frequentemente podem consumir cerca de 350 calorias a menos que outros indivíduos. Possui uma substância conhecida como mentol, que ajuda a combater vírus e bactérias.

21)             Kiwi: Essa fruta aumenta a queima de gordura durante a prática de atividade física e reduz significativamente o risco de coágulos, que podem entupir as artérias e causar infarto do coração. Tem mais vitaminas e minerais que as 27 frutas mais consumidas mundialmente. Também neutraliza os radicais livres, combatendo o envelhecimento precoce.

22)             Laranja: Possui uma substância que estimula o intestino e evita a absorção de gordura. É rica em vitamina C, um importante nutriente na composição de dietas. Auxilia o organismo na resistência a infecções, formação dos ossos e dentes, cicatrização de feridas e queimaduras, dá vitalidade às gengivas, evita hemorragias e, como se não bastasse, acelera o metabolismo.

23)             Mostarda: 1/2 colher chá de mostarda pode acelera o metabolismo em até 25%, especialmente nas três horas posteriores à digestão. Contém poucas calorias e grande quantidade de fibras (celulose), mantendo um bom funcionamento do aparelho digestivo, promovendo a regularidade intestinal. Pode ser usado como tempero de vários pratos e ainda dar um sabor especial a lanches.

24)             Ômega 3: encontrado em peixes como salmão, atum e sardinha, e nas oleaginosas, aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos, aumenta a energia e facilita a comunicação entre as células do organismo. Também é um anti-inflamatório, prevenindo e tratando doenças cardiovasculares.



25)             Pêssego: Tem grande valor nutritivo, pela concentração de vitaminas, fibras e minerais, apesar do baixo valor calórico. Ajuda no funcionamento do intestino, auxilia no sistema nervoso e melhora a conversão dos nutrientes em energia. É também um diurético natural, por isso tem sido recomendado por muitos nutricionistas em dietas atualmente.

26)             Pimenta vermelha: alimento rico em capsaicina, tem a propriedade de retirar gorduras das artérias. Melhora a circulação, auxilia na digestão, é analgésico e energético, reduz a formação de coágulos no sangue e aumenta a temperatura do corpo. 3 a 4g de pimenta vermelha por dia podem aumentar o metabolismo em até 20%. Ideal para ser adicionada em saladas ou como tempero.

27)             Semente de Linhaça: É um alimento funcional, com nutrientes básicos, inclusive fibras, que proporcionam sensação de saciedade. Possui elementos que diminuem o risco de várias doenças, aumenta a defesa orgânica e reduz o ritmo do envelhecimento celular.

28)             Soja: Os grãos de soja possuem lisina e arginina, substâncias que estimulam a produção de um hormônio chamado glucacon, o qual possui ação térmica no organismo. Pode-se consumir 3 colheres sopa de soja por dia.

29)             Uva: É um valioso estimulante digestivo, acelerando o metabolismo e promovendo a eliminação do ácido úrico, que causa fadiga. Também desintoxica o organismo, regenerando as células de vários órgãos e purificando o sangue. Além disso, ajuda a reestabelecer o equilíbrio ácido-alcalino, necessário para o fornecimento de energia. Seu açúcar, composto por glicose e frutose, é assimilado facilmente pelo organismo, sem esforço dos órgãos responsáveis pela digestão.

30)             Vegetais fibrosos (brócolis, acelga e couve): Ricos em fibras e minerais, também aceleram o metabolismo humano. Aliviam prisão de ventre e dores de úlcera, protegem o organismo de doenças e retiram as substâncias que não foram eliminadas do corpo e podem fazer mal à saúde. Além de tudo, são alimentos que possuem poucas calorias.

31)             Vinagre de Maçã: 2 colheres chá por dia em um copo de água morna podem ajudar a reduzir a circunferência abdominal em 2,5 cm em dois meses. Também ajuda no combate a viroses e bactérias, melhorando a resistência do organismo e prevenindo-o de várias enfermidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário