Pesquisar este blog

Ingestão Diária Recomendada de vitaminas e minerais

Muitas vezes, com a correria do dia-a-dia, acabamos por pular refeições ou comer alimentos processados e de fácil consumo, ao invés de outros mais saudáveis e que deveriam estar presentes em nossas rotinas alimentares. Dessa forma, na maioria das vezes não conseguimos obter todos os nutrientes necessários para que nosso corpo execute suas funções da melhor maneira possível. Existe um protocolo a respeito das dosagens de cada nutriente que necessitamos em nosso dia. Para saber que conseguimos atingir essa marca, devemos contabilizar 100% da quantidade apontada e referente aos mesmos. Para estabelecer esses valores, temos à disposição uma tabela chamada Ingestão Diária Necessária (IDR). Ela aponta quantas mg de cada vitamina e minerais devemos ter disponíveis em nossa alimentação diária.


Ingestão Diária Recomendada para Adultos



(a) 1 µg retinol = 1 mcg RE; 1 µg β-caroteno=0.167 µg RE; 1 µg carotenóides provitamina A=0.084 µg RE
(b) mgα-TE/dia
(c) 10% Biodisponibilidade
(d) Biodisponibilidade moderada – calculada com base em dietas mistas contendo proteína de origem animal
(1) Institute of Medicine. Food and Nutrition Board. Dietary Reference Intakes. National Academic Press, Washington D.C., 1999-2001.
(2) FAO/OMS. Human Vitamin and Mineral Requirements. In: Report 7ª Joint FAO/OMS Expert Consultation. Bangkok, Thailand, 2001. xxii + 286p

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)


Vale ressaltar que essa seria a quantidade mínima ao dia que uma pessoa deveria atingir para cada vitamina e mineral, de modo a não gerar uma deficiência em relação às mesmas e fazer com que se tenha uma vida ao mínimo saudável e sem relação direta com enfermidades. Como atletas de alta performance e pessoas que treinam com pesos, existe a necessidade de uma ingestão maior que 100% em algumas da vitaminas, principalmente as que têm função de maximizar a absorção de nutrientes pelo corpo. Assim, muitos suplementos possuem dosagens superiores às definidas na IDR. Porém, alguns nutrientes específicos, como a vitamina A, por exemplo, podem causa colaterais no corpo, caso seja usada uma dose muito elevada. Dessa forma, antes de aumentar sua ingestão vitamínica e mineral, consulte um nutricionista, de preferência esportivo.

Um comentário: