Pesquisar este blog

Proporcionalidade e simetria de medidas

Você sabia que existe uma fórmula para calcular as medidas ideais para um corpo harmonioso? Isso quer dizer que para cada tipo de corpo existe um padrão de medidas que deveria ser seguido, de modo que o mesmo não fique desproporcional. Você já deve ter cansado de ver nas ruas, ou em sua própria academia, homens com desproporcionalidade de medidas, ou seja, com um grupo muscular em desenvolvimento muito maior do que os outros.


Além de visualmente feio, pouco atraente e nada estético, podem ocorrer problemas de saúde em função disso. O caso mais comum é o de homens com músculos do peitoral superdesenvolvidos contra um baixo desenvolvimento das costas, o que influencia na postura – costas arqueadas para frente –, gerando graves problemas de coluna no futuro.



Então, afinal, como se encaixar no padrão de beleza? Como ter um corpo com visualmente harmonioso sem ser desproporcional? A resposta está em uma fórmula que toma como base seu peso e altura, que, acompanhados de uma tabela, mostram quais deveriam ser suas medidas em cada agrupamento muscular. Este cálculo é válido apenas para um visual fitness, não implica no estilo fisiculturista. Além disso, os dados de referência são apenas para homens. O primeiro passo é calcular o coeficiente base, e, através dele, verificar os valores base da tabela publicada neste post.




Coeficiente: peso (em kg) / altura (em centímetros)

Ex: se você tem 82 kg e 1,81 m, seu coeficiente é igual a 82/181 = 0,453. Portanto, esse seria o valor de referência para seguir na tabela.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário