Pesquisar este blog

Valor nutricional dos ovos e avaliação de suas condições para o consumo

Você sabia que o ovo é um dos alimentos mais nutritivos da natureza? É uma excelente fonte de proteína de alta qualidade e possui quase todos os nutrientes que o corpo precisa: 13 vitaminas essenciais e minerais, gorduras insaturadas (saudáveis) e antioxidantes, com apenas 70 calorias.


Além de uma escolha nutritiva, é extremamente benéfico à saúde. Depois do leite materno, é considerado o alimento mais completo, de fácil preparo, digestão e absorção, além de suprir carências de vários nutrientes. Muito usado em regimes para perda de peso e dietas para ganho de massa muscular, tem baixo custo, sendo também um dos alimentos mais acessíveis existentes.



O cálcio se concentra na casca, a proteína (albumina) na clara e os outros vários nutrientes na gema. Valor nutricional (1 ovo inteiro): 75% água, 80 calorias, 6g proteínas, 6g gorduras, 1,7g ácido graxo saturado, 2,2g ácido graxo monoinsaturado, 0,7g ácido graxo poli-insaturado, 274mg colesterol, 1g carboidrato, 28mg cálcio, 90mg fósforo, 1mg ferro, 65mg potássio, 69mg sódio, 260 UI vitamina A, 78 vitamina A (retinol equivalente), 0,04mg tiamina, 0,14mg riboflavina e outros nutrientes em quantidade desconsiderável.


Veja como você pode avaliar as condições dos ovos (se estão próprios para o consumo):





O ovo fresco é pesado devido ao maior volume de água. Pousará horizontalmente no fundo do copo.









Se o ovo não é fresco, a bolsa de ar se expande fazendo o ovo boiar, com a ponta pra baixo.








O ovo velho e estragado contém muito ar e irá boiar até a superfície. Impróprio para consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário